Um mergulho no universo amazônico pelo olhar das crianças
Jornada de palestras dialogadas de cunho cultural e pedagógico que apresentam a diversidade da Amazônia a partir do olhar, do cotidiano e dos sonhos de crianças que lá vivem.
A jornada constitui-se por encontros em diversas regiões do estado de São Paulo, com mediação e facilitação do uso do livro “Amazônia das Crianças” e seu “Guia de Navegação” incentivando a leitura e revelando um importante território do Brasil ainda pouco conhecido da maioria dos brasileiros.

O Projeto
O projeto pretende impactar por meio da potência das imagens, das vozes e olhares das crianças com uma abordagem intergeracional e alertar para a importância da Amazônia e dos povos da floresta em tempos de emergência climática.
Jornadas
Cada etapa da jornada é constituída por uma palestra dialogada com projeção de imagens do livro que inspirará o participante a utilizar a arte e a criatividade como atividades educativas e pedagógicas.
Tendo como base o e-book “Amazônia das Crianças”, com imagens do premiado fotógrafo Araquém Alcântara e textos de Morris Kachani e Zysman Neiman, os participantes poderão acessar o universo amazônico através do olhar das crianças que vivem naquela região.
Trata-se de uma vivência única, de aproximadamente quatro horas, que reúne arte, cultura e educação ambiental com imagens e lirismo poético num processo de aprendizagem para despertar um novo olhar sobre a Amazônia, valorizar sua sociobiodiversidade, suas tradições ancestrais e apontar os desafios que impactam o território.

A quem se destina
Professores, agentes culturais, educadores do ensino básico, estudantes de licenciatura, artes, pedagogia e a todos interessados na ampliação de conhecimentos sobre a temática da Amazônia.
Quanto custa para participar?
As oficinas são gratuitas, patrocinadas pelo C6 Bank e viabilizadas pela Lei de Incentivo à Cultura (Lei 8.313/91 – Lei Rouanet).
Há emissão de certificado?
Aos participantes que tiverem interesse, serão fornecidos certificados de participação (4 horas) pelo Instituto Physis Cultura e Ambiente e Cátedra Sustentabilidade da Unifesp

O Livro
De cunho artístico e pedagógico, o livro “Amazônia das Crianças” é resultado de várias viagens pela região norte do Brasil e traduz, por meio de fotos e textos, o dia a dia e os sonhos de 15 crianças, pelas lentes de Araquém Alcântara, com ilustrações de Angelo Abu e texto do jornalista Morris Kashani.
O conteúdo fornece a educadores, pais e interessados apoio para estimular a leitura em crianças, além de ampliar conhecimentos, fortalecer a educação ambiental e formar opinião sobre as questões amazônicas para pessoas de todas as idades.
“Conheci diferentes formas de se viver a infância: crianças morando em casas, apartamentos, cabanas, taperas, palhoças, ocas e até em casas flutuantes. A Amazônia é mágica! Todo mundo deveria conhecê-la um dia – tocar, sentir, nadar nos igarapés, abraçar uma árvore gigante, ouvir o canto do uirapuru, vestir a pele do Curupira… Este livro é um convite pra você conhecer um pouco dos tesouros que se escondem na maior floresta tropical da Terra”, explica Araquém Alcântara na apresentação da obra.
O Guia de Navegação
Com textos do professor e educador ambiental Zysman Neiman, o Guia de Navegação foi desenvolvido especialmente aos professores como material de educação ambiental complementar ao livro “Amazônia das Crianças”. Ele pode ser utilizado em sala de aula e oferece orientações e conteúdos aprofundados sobre diferentes aspectos da Amazônia, desde o contexto histórico da região até as vertentes antropológica, econômica, cultural, política e ambiental.
Uma vez que a docência é o caminho para a transformação das novas gerações, a Jornada Literária Amazônia das Crianças quer contribuir para a formação de adultos conscientes e atuantes na defesa do meio ambiente, sobretudo das florestas.
O Guia traz também o capítulo “PARA IR ALÉM”, com sugestões de filmes, leituras e documentários para aprofundar o mergulho em diversos aspectos da Amazônia.

Agenda
Instituto Gremar – Guarujá/SP
14h30 - 17h30
Estr. Alexandre Migues Rodrigues, 916 - Jardim Las Palmas, Guarujá - SP, 11420-125
Parque Estadual Xixová Japuí – São Vicente/SP
09h00 - 12h00
UMAPAZ – São Paulo/SP
10h00 - 12h30
Av. Quarto Centenário, 1268 - Jardim Luzitania, São Paulo - SP, 04030-000
Quem somos
Facilitadores

PALESTRANTE – Zysman Neiman – Doutor e Mestre em Psicologia e Bacharel e Licenciado em Ciências Biológicas (todos pela USP), é Professor Associado da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), autor de vários livros sobre meio ambiente e sustentabilidade, coordena trabalhos de Educação Ambiental desde 1982, além de ter sido redator do Tema Transversal Meio Ambiente dos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental do MEC. É o atual Coordenador da Cátedra Sustentabilidade da Unifesp. Desde a publicação de seu primeiro livro em 1988 já é um divulgador das temáticas da Amazônia Brasileira, onde realizou vários projetos de pesquisa e extensão. Para a elaboração do texto do Projeto Amazônia das Crianças realizou em 2022 uma imersão de 4 meses consecutivos pela floresta, onde visitou dezenas de comunidades de povos tradicionais e experiências de sustentabilidade, percorrendo mais de 4 mil quilômetros em um jornada de autoconhecimento e de registro das vozes das pessoas da Amazônia brasileira.

CO-FACILITAÇÃO – Juliana de Barros Freire – Diretora administrativa do Instituto Physis Cultura e Ambiente. É Mestre em Ciências com ênfase em Análise Ambiental Integrada pela Universidade Federal de São Paulo. Possui graduação em Direito e é Sócia da empresa Cikla – Desenvolvimento e Conteúdo em Sustentabilidade Ltda., e da Barros Freire Advogados. Foi colaboradora do Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá na elaboração de projetos em comunidades na Amazônia. Atualmente é doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Mudança Social e Participação Política – EACH-USP, desenvolvendo, desde 2015, pesquisas com experiências de sociobioeconomia dos povos da floresta, durante as quais teve oportunidade de se aproximar e conhecer o território amazônico. Em 2024 percorreu as principais capitais da Amazônia brasileira já desenvolvendo as oficinas de formação do Projeto Amazônia das Crianças.
Equipe

Mara Prado
Coordenadora de
comunicação

Ruth Goldberg
Coordenadora
institucional
Histórico da Jornada
FASE 1
NOV-2023 - A partir do lançamento do livro de Araquém Alcântara, surgiu a ideia de realizar uma jornada para difundir o conteúdo do material “Amazônia das Crianças” tendo como público-alvo professores das redes pública e privada de ensino.
JAN a JUN-2024 - quando o projeto da Jornada foi apresentado ao C6 Bank, até a realização da primeira oficina-piloto, em Capão Bonito (SP), foram seis meses intensos de preparação de conteúdo e formato para entregar um produto de excelência aos participantes.
AGO-NOV-2024 - foram realizadas 10 oficinas, sendo 6 delas em capitais da Amazônia legal (Palmas, Manaus, Boa Vista, Belém, Rio Branco e Porto Velho), 2 em outras cidades/localidades (comunidade indígena Ingaarumã – RR e Xapuri – AC) e 2 em São Paulo, capital, atingindo um total de 238 participantes.
FASE 2
Com a aprovação do projeto incentivado pela Lei Rouanet, foi renovado o patrocínio do C6 Bank e consolidado o apoio e parceria com a Cátedra Sustentabilidade e Visões de Futuro da UNIFESP que, juntamente com o Instituto Physis, concede aos participantes interessados um certificado de participação.
MAR-NOV-2025 - perspectiva de duração da segunda fase da Jornada, onde serão realizadas 18 oficinas visando atingir cerca de mil participantes no Estado de São Paulo.
Perguntas Frequentes
Não. A jornada é metodologicamente preparada para adultos, em formato de palestra dialogada especialmente voltadas a educadores, gestores e estudantes de pedagogia envolvidos com educação de crianças primordialmente faixa etária dos 8 aos 12 anos, mas não se limitando pois o material possui conteúdo de caráter transversal podendo ser desdobrado para diversos níveis da educação e com forte teor de valorização da cultura brasileira.
O formulário de inscrição pode ser acessado pela página do projeto na internet (www.physys.org.br/jornada), pela página do Instagram (@jornada_amazonia_das_crianças ou pelo link de inscrição do flyer digital enviado pelo WhatsApp.
Não. Para fins de registro da presença, a participação só será permitida a quem realizar a inscrição pelo formulário oficial (vide questão 2 sobre como se inscrever). As inscrições encerram com 24 horas de antecedência da data do encontro.
Após alguns dias da participação no evento (mediante inscrição prévia em formulário) e a assinatura da lista de presença no local, o interessado receberá o certificado no e-mail que cadastrou na inscrição.
Se o inscrito não puder comparecer, deve antecipadamente informar seu impedimento à coordenação do projeto, por e-mail ou Whatsapp, para abrir vaga a outros interessados e não comprometer o dimensionamento do espaço e dos recursos que serão utilizados em cada jornada.
O livro não está à venda comercialmente e encontra-se acessível no formato e-book pelo site https://www.c6bank.com.br/c6-escola/
Contatos
Imprensa: Mara Prado (11) 99127-4346
Institucional: Juliana de Barros Freire – juliana@physis.org.br
apoio

apoio


patrocínio

realização
