Linha do Tempo
2021
Contemplando pelo Edital, o Instituto Physis inicia a implantação da Plataforma do Projeto Aliá-r e inicia a prospecção dos parceiros para a formação da rede de colaboração, inicialmente com a cadeia produtiva do TBC.
2020
O Instituto Physis, a partir dos levantamentos realizados na Resex Corumbau, elabora um projeto para captação de recursos e o submete a um Edital no GTSC Agenda 2030, financiado pela União Europeia;
2019
Com os elementos recolhidos nas oficinas, foi possível levantar os temas que mais preocupavam as comunidades beneficiárias da Resex, e elaborar um relatório;
2018
Membros do Instituto Physis realizaram algumas oficinas de capacitação para fortalecimento do Turismo de Base Comunitária (TBC) na Resex Corumbau em um projeto financiado pelo Funbio.
2017
Membro do Instituto Physis vistam a Terra Indígena da etnia Paitêr- Suruí, em Cacoal (RO), durante um curso de Etnoconservação, e conhecem os projetos de sustentabilidade lá desenvolvidos.
2016
Membros do Instituto Physis participam de oficinas de capacitação para ribeirinhos do Roteiro de Turismo Comunitário do Rio Negro (TUCORIN), no Amazonas.
2015
Membros do Instituto Physis desenvolvem pesquisas de apoio ao Ecoturismo na RDS Mamirauá, no Amazonas.
1991
O Instituto Physis inicia trabalhos de Educação Ambiental na região do Vale do Ribeira (SP).
Conheça os territórios do Aliá-r

RESEX Marinha Corumbau
Local: Sul da Bahia

Região da Resex Marinha Corumbau (BA): O território ponto de partida dessa experiência é a região do Sul da Bahia, em especial, as comunidades beneficiárias da RESEX Marinha do Corumbau, que se encontram em Corumbau, Cumuruxatiba, Caraíva e Curuípe.

Localizada na região do extremo-sul do Estado da Bahia é considerada uma área de extrema importância para conservação da biodiversidade marinha, devido a sua proximidade à “Região dos Abrolhos” e à presença de significativos recifes coralinos, compondo a zona de maior biodiversidade do Atlântico Sul.
A comunidade residente na Resex Corumbau, formada majoritariamente por indígenas e descendentes da etnia Pataxó e alguns remanescentes de quilombos, é composta por cerca de 850 famílias beneficiárias que tem na pesca artesanal tradicional sua principal base econômica e cultural, apesar da atividade turística já ter papel significativo na composição da renda familiar de alguns de seus moradores. São quatro vilas principais que já apresentam significativa infraestrutura turística e representam destinos turísticos consolidados: Cumuruxatiba e Corumbau, Caraíva e Curuípe. As demais localidades da Resex apresentam potencial para a implantação do Turismo de Base Comunitária (TBC), pois também há na região remanescente de quilombos.
Mas o Aliá-r quer ir mais longe!
Ampliar as conexões com outras comunidades tradicionais (indígenas, ribeirinhas, quilombolas, caiçaras, etc.) nas diversas regiões do Brasil, principalmente no entorno das Unidades de Conservação, para fortalecer iniciativas de interesse comum.
Quer colaborar com os projetos do Aliá-r?
Preencha o formulário para sabermos mais
Ou se preferir envie email para
Este é o elemento de título personalizado
© copyright 2021 Aliá-r. Todos os direitos reservados.
Iniciativa

Apoio

